Angelina... Uma luz ao fundo do Espelho



SINOPSE

"Chegar a casa e sentir, ao rodar a chave da porta, a sensação estranha de liberdade, de estar solta e salva, com tempo e disponibilidade para o que lhe apetecesse era um sentimento que Angelina conhecia bem. Dois dias por semana chegava da escola e ficava sozinha em casa, pois os pais estavam a trabalhar. Apenas tinha presente as recomendações da mãe: "Não abras a porta a estranhos, não dês conversa ao telefone, não brinques com coisas perigosas, como os fósforos ou o fogão..." Mas, na verdade, a tarde era muito longa e, quando se está sozinho, o tempo passa mais devagar."
E é neste tempo de casa, que passa mais devagar, onde as coisas acontecem muito depressa... movidas por dúvidas, certezas, fantasias, energias e agonias próprias de uma menina que tem quase 11 anos e não gosta da escola, nem dos professores - e a quem até o dicionário parece não querer ajudar a esclarecer o significado de certas palavras!
 É assim que Angelina se nos apresenta com dificuldades de adaptação/integração na escola e com mau aproveitamento escolar. As restantes personagens são a Rita, uma amiga próxima e de características muito diferentes, e o grupo de "amigos", colegas da turma. Naturalmente que ao longo da história surgem alguns adultos, uns bem intencionados, como os professores, e outros nem tanto, para completarem as "ralações" da nossa personagem principal!
Neste romance juvenil, onde um espelho é capaz de fazer de amigo íntimo ou de diário, e onde a puberdade já se faz anunciar, desenha-se uma viagem da escola a caminho da vida, com venturas e desventuras próprias da idade e dos tempos actuais. No fundo, tratam-se de verdadeiras aventuras que fazem crescer.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário